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Guia do WhatsApp corporativo: alavanque sua comunicação

Guia do WhatsApp corporativo: alavanque sua comunicação


Você já imaginou a facilidade de ter seu negócio ao alcance de todos, a qualquer hora e em qualquer lugar? O WhatsApp corporativo veio para transformar essa ideia em realidade! Se você ainda não está aproveitando todo o potencial dessa ferramenta com mais de 2,9 bilhões de usuários em todo o mundo, está na hora de mudar isso.

Neste artigo, vamos explorar o que é o WhatsApp corporativo, suas funcionalidades incríveis e como ele pode revolucionar como você se conecta com seus clientes. Além disso, vamos ensinar a criar uma conta e compartilhar dicas valiosas para usar o aplicativo de forma eficaz em suas estratégias de marketing e vendas.

Então, venha com a gente e prepare-se para levar seu negócio ao próximo nível!

O que é o WhatsApp corporativo?

O WhatsApp corporativo, ou Business, como é chamado oficialmente, é uma versão para empresas do popular aplicativo de mensagens. Ele foi projetado para atender às necessidades de pequenas e médias empresas. Lançado pela Meta em 2018, esse app gratuito oferece funcionalidades para facilitar a comunicação profissional com os clientes.

Quais são as funcionalidades do WhatsApp corporativo?

Nesta seção, você vai conhecer quais são as funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp Business para as empresas. Conheça cada uma delas na lista a seguir:

  • Perfil comercial: esse recurso permite que você inclua todas as informações principais do seu empreendimento, como foto ou logo, nome, descrição, área de atuação, endereços físico e online, redes sociais, horário de funcionamento etc;
  • Selo de verificação: com um selo de verificação, que é o ícone de “check” azul ao lado do nome do usuário, sua empresa garante que a conta pertence realmente à marca;
  • Mensagens automáticas: essas mensagens são recados de saudação e de ausência enviados automaticamente aos usuários. Basta que você configure essa opção e, toda vez que um cliente entrar em contato com o negócio pela primeira vez ou em períodos fora do horário de funcionamento, ele receberá as mensagens programadas;
  • Respostas rápidas: a funcionalidade permite que você salve respostas padrões para perguntas frequentes dos consumidores. Assim, não é necessário digitar respostas completas toda vez que um usuário questionar sobre um assunto recorrente;
  • Catálogo de produtos: por meio dos catálogos, as empresas podem apresentar seus produtos em uma espécie de vitrine virtual. Nele, você inclue todos os itens da sua loja, adicionando fotos, nome, descrições e preços;
  • Etiquetas organizadoras: com as tags, é possível categorizar seus contatos estrategicamente, conforme as suas necessidades. Por exemplo, segmente seu público entre “novo cliente”, “novo pedido”, “pagamento pendente”, “pagamento realizado”, “pedido finalizado”, “feedback” etc;
  • Estatísticas de envio: em um painel de estatísticas, os negócios conseguem ter acesso a dados do envio, entrega, leitura e recebimento dos recados;
  • Faturas de pedidos: no app, os clientes podem enviar seus pedidos por meio do catálogo. A partir desses pedidos, as empresas conseguem enviar faturas de pagamento automáticas;
  • Pagamento: esse recurso possibilita a integração com diferentes formas de pagamento, para os clientes poderem finalizar a compra sem sair do aplicativo;
  • Botões de clique em anúncio: com essa funcionalidade, seu empreendimento cria botões de direcionamento para o seu contato no WhatsApp Business em anúncios criados no Instagram ou Facebook;
  • API oficial: esse recurso permite que as empresas integrem o aplicativo corporativo com plataformas complementares, como softwares de criação de chatbots.

Vantagens de uso do WhatsApp corporativo

Como vimos, o WhatsApp corporativo possui uma ampla gama de funcionalidades para otimizar o atendimento ao cliente. Agora, vamos explorar quais são as vantagens ao utilizar esse app e seus recursos:

  1. Transmissão de credibilidade: com um perfil comercial completo, as empresas conseguem transmitir mais credibilidade para o consumidor, comunicando uma imagem mais profissional e confiável;
  2. Aprimoramento da segurança: ao confirmar a identidade da empresa com um selo de verificação, o negócio proporciona segurança adicional aos clientes, pois eles sabem que estão interagindo com um empreendimento legítimo. Isso pode evitar fraudes e enganos;
  3. Atendimento rápido e constante: devido às respostas rápidas, o tempo de retorno às questões fica menor, melhorando a satisfação do consumidor. Além disso, com a opção de mensagens automáticas ou integração com chatbots, sua a empresa pode oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  4. Facilitação das vendas: com recursos como catálogo de compras e pagamento integrado, o empreendimento torna a experiência do cliente durante a compra mais fácil e acessível, o que pode aumentar a quantidade de vendas;
  5. Aprimoramento das campanhas de marketing: com os anúncios de cliques e a possibilidade de integração com chatbots, suas campanhas de marketing podem ser alavancadas.

Como criar uma conta no WhatsApp corporativo?

Agora que você já conhece as funcionalidades e benefícios do WhatsApp Business, está na hora de entender como começar a utilizá-lo na prática. Confira, a seguir, nosso passo a passo de como criar uma conta no app.

Baixe o aplicativo

Na loja de app do seu celular (Play Store para Android e App Store para iOS) pesquise por “WhatsApp Business” na lupa. Em seguida, clique no botão azul “Instalar” e abra o aplicativo.

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Primeiro passo para criar conta no WhatsApp corporativo

Abra o app e aceite as condições

Abra o aplicativo e leia os Termos de Serviço. Após isso, clique no botão “Concordar e continuar” na parte inferior da tela para aceitar as condições e passar para a próxima etapa.

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Segundo passo para criar conta no WhatsApp corporativo

Escolha seu número de telefone

Nessa etapa, você deve decidir qual número vai utilizar para o WhatsApp da sua empresa. Caso opte por um contato que já possuía uma conta na versão comum do app, você deve escolher se vai transferir o histórico de conversas no momento ou deixar para depois.

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Terceiro passo para criar conta no WhatsApp corporativo

Confirme o número de telefone

Você receberá um código de confirmação do número via SMS. É comum que o aplicativo reconheça seu número automaticamente para continuação do processo. Porém, caso isso não ocorra, digite-o manualmente para prosseguir.

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Quarto passo para criar conta no WhatsApp corporativo

Crie seu perfil comercial

Insira as informações básicas do seu perfil comercial, como nome e categoria do negócio. Depois, clique no botão “Avançar”.

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Quinto passo para criar conta no WhatsApp corporativo

Personalize sua conta

Inclua todas as informações essenciais da sua empresa, como descrição, foto, logo, endereço comercial, horário de atendimento, etc. Esses dados funcionarão como uma apresentação do seu negócio para os clientes, então procure deixar todos os campos completos.

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Sexto passo para criar conta no WhatsApp corporativo

Como usar o WhatsApp Business para marketing e vendas?

Com o seu WhatsApp Business instalado e configurado, você já pode começar suas estratégias de marketing e vendas. Continue com a gente para descobrir como começá-las.

Ofereça atendimento de qualidade

Foque em oferecer um atendimento de qualidade por este canal, oferecendo respostas rápidas e personalizadas para todas as questões do seu público. Uma ótima forma de aprimorar seu contato com os clientes é por meio da implementação de um chatbot, pois ele permite um suporte personalizado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A SendPulse oferece um excelente criador de chatbot para WhatsApp para auxiliá-lo na implementação dessa estratégia. Com um editor de arrastar e soltar intuitivo, você constrói seus fluxos de conversa automatizados sem precisar de conhecimentos em programação. Confira, no vídeo abaixo, como funciona a criação de um fluxo de conversa em nossa plataforma:

Integre o WhatsApp a uma estratégia multicanal

Além de utilizar o WhatsApp para sua comunicação empresarial, é interessante expandir sua estratégia para outros canais.

Dessa forma, você alcança seu público-alvo em diferentes plataformas, garantindo que sua marca fique acessível em vários contextos de interação. O e-mail marketing é um dos principais exemplos de canais para se comunicar com os clientes. Por meio dele, você consegue enviar campanhas de forma otimizada e automática.

Com o nosso serviço de e-mail marketing, seu negócio pode enviar e-mails poderosos que vão cativar e conquistar sua audiência. Em nossa plataforma, você monta mensagens de forma prática, utilizando modelos de e-mail pré-prontos disponíveis na biblioteca ou começando do zero.

Além disso, você nutre suas listas de contato com um formulário de inscrição em seu site e os segmenta para enviar recados personalizados conforme as preferências e comportamentos dos usuários.

Veja, na imagem a seguir, a criação de um e-mail em nosso editor de arrastar e soltar.

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Serviço de e-mail marketing da SendPulse

Monitore suas interações

Monitorar as interações com a audiência de perto e constantemente é essencial para melhorar a experiência do usuário em relação ao atendimento, resolver problemas rapidamente, personalizar comunicações e adaptar estratégias.

Por meio do nosso serviço de CRM, sua empresa pode centralizar a comunicação com o público, acessando todas as conversas dos chats do WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook em um só lugar. Isso facilita as interações e, consequentemente, melhora a agilidade e qualidade do suporte.

Além disso, nosso CRM permite que você construa e automatize seu processo de vendas em um quadro kanban visual. Inclua todas as suas negociações em andamento no quadro para ter as informações que auxiliarão as equipes de marketing e vendas em suas atividades.

Dê uma olhada na interface da ferramenta a seguir:

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Serviço de CRM da SendPulse

Use listas de transmissão

As listas de transmissão são uma forma de enviar uma mesma mensagem para até 256 contatos simultaneamente no WhatsApp. Essas listas são interessantes para as estratégias de marketing e vendas de empresas, pois elas permitem o alcance muitas pessoas ao mesmo tempo.

Isso ajudará a aumentar o engajamento e promover ofertas exclusivas, otimizando o alcance e a eficácia das campanhas sem a necessidade de comunicação individualizada.

Confira, abaixo, uma mensagem de exemplo enviada por lista de transmissão no WhatsApp. O ícone de megafone é a marca usada para caracterizar os comunicados enviados nas listas.

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Exemplo de lista de transmissão no WhatsApp corporativo

Profissionalize o seu negócio usando o WhatsApp corporativo

Chegando ao final do nosso artigo, você sabe como utilizar o WhatsApp corporativo nas suas estratégias de marketing e vendas. Agora você só precisa colocar todo o conhecimento adquirido em prática para levar suas interações pelo aplicativo para o próximo nível.

Conte com os serviços poderosos da SendPulse para uma abordagem de marketing e vendas multicanal. Experimente nosso criador de chatbot para WhatsApp, e-mail marketing e CRM. Não perca tempo, inscreva-se em nossa plataforma gratuitamente agora mesmo!





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