Você já imaginou a facilidade de ter seu negócio ao alcance de todos, a qualquer hora e em qualquer lugar? O WhatsApp corporativo veio para transformar essa ideia em realidade! Se você ainda não está aproveitando todo o potencial dessa ferramenta com mais de 2,9 bilhões de usuários em todo o mundo, está na hora de mudar isso.
Neste artigo, vamos explorar o que é o WhatsApp corporativo, suas funcionalidades incríveis e como ele pode revolucionar como você se conecta com seus clientes. Além disso, vamos ensinar a criar uma conta e compartilhar dicas valiosas para usar o aplicativo de forma eficaz em suas estratégias de marketing e vendas.
Então, venha com a gente e prepare-se para levar seu negócio ao próximo nível!
O WhatsApp corporativo, ou Business, como é chamado oficialmente, é uma versão para empresas do popular aplicativo de mensagens. Ele foi projetado para atender às necessidades de pequenas e médias empresas. Lançado pela Meta em 2018, esse app gratuito oferece funcionalidades para facilitar a comunicação profissional com os clientes.
Nesta seção, você vai conhecer quais são as funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp Business para as empresas. Conheça cada uma delas na lista a seguir:
Como vimos, o WhatsApp corporativo possui uma ampla gama de funcionalidades para otimizar o atendimento ao cliente. Agora, vamos explorar quais são as vantagens ao utilizar esse app e seus recursos:
Agora que você já conhece as funcionalidades e benefícios do WhatsApp Business, está na hora de entender como começar a utilizá-lo na prática. Confira, a seguir, nosso passo a passo de como criar uma conta no app.
Na loja de app do seu celular (Play Store para Android e App Store para iOS) pesquise por “WhatsApp Business” na lupa. Em seguida, clique no botão azul “Instalar” e abra o aplicativo.
Abra o aplicativo e leia os Termos de Serviço. Após isso, clique no botão “Concordar e continuar” na parte inferior da tela para aceitar as condições e passar para a próxima etapa.
Nessa etapa, você deve decidir qual número vai utilizar para o WhatsApp da sua empresa. Caso opte por um contato que já possuía uma conta na versão comum do app, você deve escolher se vai transferir o histórico de conversas no momento ou deixar para depois.
Você receberá um código de confirmação do número via SMS. É comum que o aplicativo reconheça seu número automaticamente para continuação do processo. Porém, caso isso não ocorra, digite-o manualmente para prosseguir.
Insira as informações básicas do seu perfil comercial, como nome e categoria do negócio. Depois, clique no botão “Avançar”.
Inclua todas as informações essenciais da sua empresa, como descrição, foto, logo, endereço comercial, horário de atendimento, etc. Esses dados funcionarão como uma apresentação do seu negócio para os clientes, então procure deixar todos os campos completos.
Com o seu WhatsApp Business instalado e configurado, você já pode começar suas estratégias de marketing e vendas. Continue com a gente para descobrir como começá-las.
Foque em oferecer um atendimento de qualidade por este canal, oferecendo respostas rápidas e personalizadas para todas as questões do seu público. Uma ótima forma de aprimorar seu contato com os clientes é por meio da implementação de um chatbot, pois ele permite um suporte personalizado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A SendPulse oferece um excelente criador de chatbot para WhatsApp para auxiliá-lo na implementação dessa estratégia. Com um editor de arrastar e soltar intuitivo, você constrói seus fluxos de conversa automatizados sem precisar de conhecimentos em programação. Confira, no vídeo abaixo, como funciona a criação de um fluxo de conversa em nossa plataforma:
Além de utilizar o WhatsApp para sua comunicação empresarial, é interessante expandir sua estratégia para outros canais.
Dessa forma, você alcança seu público-alvo em diferentes plataformas, garantindo que sua marca fique acessível em vários contextos de interação. O e-mail marketing é um dos principais exemplos de canais para se comunicar com os clientes. Por meio dele, você consegue enviar campanhas de forma otimizada e automática.
Com o nosso serviço de e-mail marketing, seu negócio pode enviar e-mails poderosos que vão cativar e conquistar sua audiência. Em nossa plataforma, você monta mensagens de forma prática, utilizando modelos de e-mail pré-prontos disponíveis na biblioteca ou começando do zero.
Além disso, você nutre suas listas de contato com um formulário de inscrição em seu site e os segmenta para enviar recados personalizados conforme as preferências e comportamentos dos usuários.
Veja, na imagem a seguir, a criação de um e-mail em nosso editor de arrastar e soltar.
Monitorar as interações com a audiência de perto e constantemente é essencial para melhorar a experiência do usuário em relação ao atendimento, resolver problemas rapidamente, personalizar comunicações e adaptar estratégias.
Por meio do nosso serviço de CRM, sua empresa pode centralizar a comunicação com o público, acessando todas as conversas dos chats do WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook em um só lugar. Isso facilita as interações e, consequentemente, melhora a agilidade e qualidade do suporte.
Além disso, nosso CRM permite que você construa e automatize seu processo de vendas em um quadro kanban visual. Inclua todas as suas negociações em andamento no quadro para ter as informações que auxiliarão as equipes de marketing e vendas em suas atividades.
Dê uma olhada na interface da ferramenta a seguir:
As listas de transmissão são uma forma de enviar uma mesma mensagem para até 256 contatos simultaneamente no WhatsApp. Essas listas são interessantes para as estratégias de marketing e vendas de empresas, pois elas permitem o alcance muitas pessoas ao mesmo tempo.
Isso ajudará a aumentar o engajamento e promover ofertas exclusivas, otimizando o alcance e a eficácia das campanhas sem a necessidade de comunicação individualizada.
Confira, abaixo, uma mensagem de exemplo enviada por lista de transmissão no WhatsApp. O ícone de megafone é a marca usada para caracterizar os comunicados enviados nas listas.
Chegando ao final do nosso artigo, você sabe como utilizar o WhatsApp corporativo nas suas estratégias de marketing e vendas. Agora você só precisa colocar todo o conhecimento adquirido em prática para levar suas interações pelo aplicativo para o próximo nível.
Conte com os serviços poderosos da SendPulse para uma abordagem de marketing e vendas multicanal. Experimente nosso criador de chatbot para WhatsApp, e-mail marketing e CRM. Não perca tempo, inscreva-se em nossa plataforma gratuitamente agora mesmo!
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