Olá, tudo bem com você?
Aqui é o Rodolfo Benetti e vou te contar hoje quem são os Influenciadores Digitais e como você pode usá-los em sua Estratégia de Marketing.
É comum ver pessoas compartilhando suas preferências de produtos na internet. Antigamente, isso era feito por meio das blogueiras, que escreviam sobre soluções e publicavam vídeos e fotos em suas páginas. Hoje em dia essas divulgações ganharam mais adeptos, sendo feitas principalmente pelos chamados influenciadores digitais! E para isso eles usam muito as redes sociais.
Neste artigo, vou te explicar como vender mais com a ajuda da internet e dessas pessoas, que podem ser uma ponte entre a empresa e seu público-alvo. Acompanhe!
Se você tem uma conta nas redes sociais mais utilizadas no Brasil, como Facebook, Instagram e YouTube, provavelmente já assistiu a algum conteúdo que promovia alguma marca. Às vezes isso é feito de forma clara, com a indicação de patrocínio. Em outros, essa mensagem é um pouco subliminar (o que não é permitido por lei).
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As pessoas que fazem essas promoções são consideradas influenciadores digitais. Elas criam conteúdo de valor sobre determinados temas e, por isso, ganham um número expressivo de seguidores. A maneira única como eles se comunicam faz com que o público se identifique, criando uma verdadeira legião de fãs. Os influenciadores digitais ganham esse nome justamente porque eles têm a capacidade de influenciar o comportamento de pessoas — e é justamente essa qualidade que os diferencia do público em geral.
Até certo ponto, todos nós somos influenciadores. Afinal, a opinião do seu amigo sobre uma determinada marca vale alguma coisa, concorda? A diferença é o alcance dessa influência, que no caso dos influenciadores digitais chega na casa dos milhões facilmente!
As celebridades são influenciadoras naturais. A Kim Kardashian, por exemplo, recebeu um prêmio por contribuir para a indústria da moda. No Brasil, temos como grande exemplo a Marina Ruy Barbosa, que está entre as artistas mais influentes do mundo e cujos posts no Instagram podem custar às empresas R$ 150.000,00.
Os influenciadores digitais, porém, não precisam ser necessariamente famosos. Muitas pessoas conquistam um número de seguidores altíssimo e conseguem viver disso. Em geral, só recomendam produtos que eles realmente utilizam e aprovam, coisa que é essencial para fazer uma ação verdadeira, sem tentar enganar o público.
Os microinfluenciadores também existem: são pessoas que ainda não têm tantos seguidores, porém costumam ter um bom engajamento – e na maioria das vezes muito superior que os grandes influenciadores – e podem até endossar empresas por valores baixos. Uma das práticas usadas são os “recebidos”, em que marcas enviam produtos grátis para o microinfluenciador fazer uma avaliação.
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Um exemplo de influenciador no Brasil é o PC Siqueira, que publica vídeos no YouTube sobre diversos assuntos, como tecnologia, fitness e política. Hoje, seu canal tem mais de 2,3 milhões de inscritos.
O Whindersson Nunes é outro youtuber que ficou muito conhecido e já tem mais de 31 milhões de inscritos, que engajam com seus conteúdos humorísticos. Ele ficou tão conhecido que já faz comerciais e é convidado para programas como o Altas Horas, na Rede Globo de Televisão.
A Gabriela Pugliesi é outro exemplo, nesse caso, para a indústria fitness: ela compartilha a sua rotina de alimentação e malhação diária com mais de 3,9 milhões de seguidores no Instagram.
Normalmente os influenciadores digitais de uma rede social acabam se tornando automaticamente nas outras, e isso pode ser uma oportunidade para sua marca. Por exemplo, youtubers que fazem posts patrocinados no Instagram.
Além de conseguir propagar a mensagem da empresa a um grande número de seguidores, eles têm o poder de moldar opiniões e influenciar uma compra, naturalmente. Para as empresas, isso é uma oportunidade fantástica de divulgar suas soluções por meio de pessoas que já têm a confiança do seu público.
Há pesquisas que evidenciam isso: a SocialChorus descobriu que campanhas com influenciadores podem engajar até 16x mais do que a publicidade em outros meios de comunicação. Por sua vez, a Nielsen mostrou que 92% dos consumidores confiam na indicação de outras pessoas, percentagem muito maior do que os que se dizem influenciados por anúncios (33%).
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Outra grande vantagem de trabalhar em parceria com influenciadores é o orçamento necessário menor. Muitas vezes, enviar um produto ou mesmo pagar a eles pela divulgação sai mais barato do que criar comerciais na TV ou campanhas nas redes sociais, principalmente se o objetivo for aumentar o reconhecimento de marca.
Para fechar o texto aí vai uma última dica: Se você investe em marketing e estratégias de conteúdo, considere contar com a ajuda de uma personalidade que tenha ligação e proximidade com seu público-alvo. Caso contrário sua campanha irá por água abaixo!
Entendeu como os influenciadores digitais podem ajudar sua empresa a obter mais resultados na internet? Espero que sim!
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