Mesmo com o surgimento de novas plataformas como o TikTok, o Instagram segue como uma importante rede social para marcas, influenciadores e criadores de conteúdo.
De acordo com a pesquisa Instagram no Brasil, realizada pelo Opinion Box em janeiro de 2023, o Instagram é a rede social mais utilizada por 49% dos usuários brasileiros, sendo que 55% acessam o aplicativo várias vezes ao dia.
Em relação à sua relevância para as marcas e empresas, a pesquisa ainda aponta que 64% dos consumidores já compraram um produto ou serviço que descobriram no Instagram.
Mas, com tantas marcas e criadores competindo pela atenção no feed dos usuários, como se destacar na rede social? Nos próximos tópicos, vamos compartilhar dicas para o seu e-commerce criar conteúdo para Instagram!
Antes de entrarmos nas ideias de conteúdos que a sua marca pode utilizar, é importante seguir três passos básicos para fazer o planejamento de publicações para o Instagram da loja.
Todos os conteúdos do seu empreendimento devem ser pensados para atender aos interesses, hábitos e preferências da sua persona, ou seja, o cliente ideal do seu negócio.
Portanto, em primeiro lugar, é preciso entender a fundo que tipo de conteúdo esse usuário costuma consumir nas redes sociais, mapeando os principais temas, formatos e abordagens que ele prefere.
Também é essencial compreender as suas principais necessidades e dores, de forma a realmente gerar valor para ele.
Para se destacar em meio a tantas publicações no Instagram, preze pela autenticidade da marca na rede social. Os conteúdos publicados no seu perfil devem seguir os valores e princípios da empresa, transmitindo uma mensagem clara e coerente para o público.
Uma dica é definir e seguir os principais atributos que você deseja que os clientes associem à sua marca — confiável, divertida, tecnológica, inovadora, formal etc.
O Instagram é uma rede social que constantemente lança novos recursos em sua plataforma. Por isso, atente-se aos principais formatos de conteúdo que podem ser publicados na ferramenta:
A partir do seu planejamento inicial, é hora de colocar a mão na massa! Confira a seguir algumas ideias de conteúdo que você pode produzir para o Instagram do seu negócio.
Gere valor para os seus clientes e potenciais clientes compartilhando dicas e tendências relacionadas às suas principais dores e interesses. Essa é uma ótima forma de gerar autoridade para a marca, mostrando o seu domínio sobre os temas ligados ao nicho de mercado.
Se você trabalha no segmento fitness, por exemplo, pode falar sobre como manter hábitos saudáveis no dia a dia, desvendar mitos sobre a prática de exercícios físicos e compartilhar dicas de alimentação.
Aproveite os recursos de enquete e caixa de perguntas dos Stories para incentivar a interação do público e conhecê-lo mais a fundo. Você pode perguntar sobre as suas preferências, hábitos, dúvidas sobre os produtos e opiniões sobre tendências do momento.
A partir das dúvidas compartilhadas pelos consumidores sobre os seus produtos, mostre as mercadorias em ação, com tutoriais e dicas de como utilizá-las corretamente para aproveitar os seus benefícios ao máximo.
Que tal humanizar a sua marca mostrando as pessoas e os processos por trás da operação? Pergunte o que os seus seguidores desejam ver dos bastidores da loja e, então, compartilhe por meio de fotos e vídeos.
Uma ideia é pedir para um funcionário fazer uma série de Stories ou um Reels mostrando como é o seu dia a dia no negócio ou a preparação e envio de um pedido, por exemplo.
Atente-se aos principais desafios, trends e áudios em alta no Instagram para identificar aqueles que podem ser aproveitados pela sua marca. Esse tipo de conteúdo costuma ter um bom alcance e engajamento na rede social, desde que mantenha a sua autenticidade.
Assim como as trends e desafios, você pode aproveitar memes virais para produzir conteúdos divertidos e que geram identificação com o público. Um ponto muito importante aqui é se atentar ao timing para a publicação.
Além disso, tome bastante cuidado para trazer o meme para o contexto do seu negócio e do seu público. Esse tipo de conteúdo para Instagram também deve ser utilizado somente quando realmente fizer sentido para a sua estratégia, para não saturar a audiência.
Os vídeos de unboxing são conteúdos muito populares que registram o processo de abrir uma compra feita no e-commerce e retirar os produtos da caixa.
Você pode embalar um item como se fosse enviá-lo para um cliente e, então, dar um gostinho para os consumidores de como será a sua experiência ao abrir uma encomenda feita na loja.
Aproveite reviews de produtos e vídeos de unboxing feitos pelos consumidores em suas próprias redes sociais, republicando-os no perfil da marca. Conteúdos produzidos por pessoas reais geram prova social para o e-commerce e incentivam o engajamento dos clientes.
Encontre influencers relevantes no seu segmento e firme parcerias de conteúdos para divulgar os seus produtos no Instagram. É possível fazer posts colaborativos que são publicados no perfil da marca e no do influenciador, potencializando o alcance.
Uma dica é apostar nos microinfluenciadores, que são criadores de conteúdo com até 100 mil seguidores e costumam ter um engajamento mais alto do público.
O live commerce é uma tendência que consiste em transmissões ao vivo para a promoção de vendas online.
Na prática, você pode utilizar o Instagram Live para realizar a sua transmissão, aproveitando para mostrar os produtos mais de perto, interagir com os consumidores e oferecer descontos exclusivos para eles fazerem suas compras na hora.
Falando em ofertas especiais, uma boa prática para manter a atenção dos clientes no Instagram é divulgar descontos e lançamentos exclusivos para os seguidores da rede social. Você pode até mesmo criar uma lista de Close Friends com os clientes mais fiéis.
Reflexões, frases inspiracionais, dados, novidades e tendências de mercado… Essas são algumas ideias de conteúdos que são bastante salvos e compartilhados pelo público, uma vez que geram valor e/ou identificação.
Nesse sentido, vale identificar quais fazem sentido para o seu negócio, para aumentar o alcance e o engajamento das suas publicações no Instagram.
Essas foram as nossas ideias de conteúdos para Instagram, mas a criatividade e a originalidade são os elementos mais importantes para a sua estratégia de redes sociais! Portanto, não se limite às sugestões apresentadas e lembre-se de sempre colocar o cliente no centro do seu planejamento.
Agora que você sabe como produzir conteúdo para Instagram, conheça um outro recurso que pode ajudar a aumentar suas vendas nessa plataforma: o Instagram Shoppings!
Os nossos serviços são a maneira ideal de alavancar o seu negócio! Portanto, não perca tempo, entre em contato agora mesmo!
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